Publique suas idéias neste blog enviando sua abordagem para o e-mail felipelopes2@yahoo.com.br

sexta-feira, novembro 16, 2007

Dia 20 de novembro - Consciência Negra.

CASTIGOS ESCRAVOS
1- Máscara de folha-de-flandres – Usada para tirar o vício da embriaguez aos escravos segundo Machado de Assis em “Pai contra mãe”. Era uma mordaça que impedia o escravo de engolir. Tinha 3 buracos; dois para enxergar e um para respirar. Eram vendidas nas portas das lojas e já na época era considerada como uma forma “grotesca” de castigo.
2- Argola de pescoço – Usada para escravos fujões, era uma coleira grossa, com a haste grossa à direita ou à esquerda, até ao alto da cabeça e fechada atrás com chave. Além de desconfortável era sinal de reincidência onde o escravo era um alvo fácil de ser capturado novamente, já que não conseguia se livrar da argola facilmente.
3- Açoite – Permitido por lei, muitos algozes chegavam ao extremo neste tipo de castigo. Os mais cruéis dividia o açoite em 04 etapas:
1ª etapa – açoitava-se bem o escravo
2ª etapa – o escravo era retalhado com navalha ou faca de bom corte
3ª etapa – aplicava-se sal, sumo de limão e urina nas feridas
4ª etapa – acorrentava o escravo por dias para agoniá-lo com as coceiras e as dores produzidas por todo o processo.
“Há homens que lutam um dia e são bons;
Há outros que lutam um ano e são melhores.Há os que lutam muitos anos e são muito bons.Mas há os que lutam toda a vida, e estes são imprescindíveis”.
(Bertold Brecht)
LUTE contra o preconceito racial

Nenhum comentário:

O Tito já dizia...

O Tito já dizia...
produção de Tito Rosemberg de 1995. Leia ao lado "o cara é profeta" e saiba mais...

Aquecimento global, como ignorar??

Aquecimento global, como ignorar??
Eu vou postar uma foto que prova o quanto nós buzianos já estamos sendo afetados pelo aquecimento global.Na praia de Manguinhos o mar já cresceu a ponto de desbarrancar um pedaço de morro que antigamente a água nem chegava perto. Daqui a pouco vai ter peixe invadindo casa de morador de beira de praia...

Jovens buzianos: desempregados de luxo

Jovens buzianos: desempregados de luxo
Há 10 anos a meta do jovem buziano era cursar uma faculdade; hoje a meta do jovem buziano é correr atrás de emprego, que mesmo com formação superior lhe falta.Corremos o risco daqui há poucos anos, termos centenas de jovens formados sem ter o que fazer... Criatividade "nobres" edis, por favor, dinamizem o mercado de trabalho!!!! Enquanto vocês brigam, nós estamos aqui precisando de uma chance pra trabalhar...